CI

Rastreabilidade assegura qualidade e melhor preço

Cadeias produtivas que usam o serviço têm conseguido se destacar


Foto: Marcel Oliveira

Consumidores cada vez mais atentos e preocupados com o caminho que o alimento percorreu desde a fazenda até a mesa. Esse cenário tem beneficiado produtores e criadores que adotam certificação com rastreabilidade. Normalmente em um QR Code na embalagem do produto estão todas as informações: como foi produzido, onde foi produzido, com que insumos, como foi transportado, embalado e chegou até a gôndola.

Nas frutas e hortaliças já é lei desde 2018 quando a Anvisa e o Mapa publicaram a Instrução Normativa, que estabelece os procedimentos para aplicação da rastreabilidade na cadeia de produtos vegetais frescos, frutas e hortaliças. Na cadeia de proteína animal, por exemplo, é possível agregar valor tanto a carne quanto ao leite quando o consumidor tem conhecimento da produção e práticas de bem estar animal. Para a exportação isso é exigência.

Na cadeia de produção orgânica, recentemente, foi certificada a primeira propriedade, em Bueno Brandão (MG). O trabalho foi feito pelo Genesis Group, uma plataforma de soluções que engloba vários elos da cadeia agroalimentar. Entre eles certificações, tecnologia para gestão agrícola e análises laboratoriais especializadas em resíduos de contaminantes além de ser a primeira certificadora credenciada pelo Mapa para atuar em unidades armazenadoras e em uma parceria com a Abrapa certifica o algodão sustentável. 

O rastreamento é feito de forma totalmente digital. Para entender melhor o processo conversamos com a gerente de Marketing do grupo, Elaine Delgado.

Portal Agrolink: alguns estados brasileiros estão pleiteando o fim da vacinação contra aftosa. Como atua a rastreabilidade para assegurar a sanidade nestes casos?
Elaine Delgado:
o monitoramento através do Sisbov permite monitor cada um dos animais de um rebanho, contando toda a história dele e permitindo que essas informações cheguem até o final da cadeia, levando mais segurança. O produtor pode solicitar o serviço para garantir a qualidade a seu comprador. 

Portal Agrolink: na classificação de grãos como funciona?
Elaine Delgado:
a verificação é feita in loco, na saída da fazenda, nos transbordos, nos carregamentos, nos portos e também nas indústrias. É verificada a qualidade da carga, com laudos digitais, em tempo real na mão do cliente. Você consegue monitorar sua carga  e isso é uma ferramenta importante para gerenciamento das operações e leva, também,segurança para quem vai consumir esse produto lá na frente. 

Portal Agrolink: é possível rastrear qualquer tipo de alimento?
Elaine Delgado:
atuamos em toda cadeia agroalimentar, em todos setores: carne, leite, açúcar, óleos, farelos, cereais, frutas e vegetais. 

Portal Agrolink: a busca por esse serviço vem crescendo?
Elaine Delgado:
em frutas e vegetais crescendo bastante por ser lei, todo produtor precisa ter. Os outros mercados, que não são obrigatórios, a gente percebe crescimento. Há maior conscientização do produtor até mirando outros mercados. Ele entende que isso pode trazer diferenciação de mostrar que tem segurança por trás do produto.

Portal Agrolink: e o consumidor?
Elaine Delgado:
a gente conta a história do produto ao consumidor. É possível saber onde foi produzido e por quem foi produzido. Quando há uma certificação você tem um aprofundamento muito maior, uma série de índices verificados, pontos de um protocolo que dão a certeza a quem está comprando que a produção não agrediu o meio ambiente, não foram usados produtos não permitidos e, inclusive, que a mão-de-obra utilizada estava regularizada.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.