CI

RS: conservação do solo em cultivo de milho e tabaco é tema de Dia de Campo realizado em Sinimbu

O uso conservacionista do solo e da água foi temas apresentado no Dia de Campo


Foto: Divulgação

O uso conservacionista do solo e da água, com orientações sobre técnicas para o controle da erosão e uso da palhada como cobertura foram alguns dos temas apresentados no Dia de Campo sobre Manejo e Conservação do Solo em Cultivo de Milho e Tabaco realizado no município de Sinimbu. A atividade, realizada na tarde da quinta-feira (11/11), integra as ações do Termo de Parceira com a Agência Nacional de Extensão Rural (Anater) e da programação da Semana do Município e reuniu o público na propriedade dos agricultores Charles e Ivane Waechter, na localidade de Rio Pequeno.

A propriedade da família possui 38 hectares. No local está implantada uma Unidade de Referência Técnica da Emater/RS-Ascar de cinco hectares na área de conservação de solo e da água. A família tem no tabaco a principal fonte de renda. Além disso, cultiva milho para alimentação dos animais e alimentos para o consumo da família. "Produzimos mandioca e tudo o que usamos para a nossa alimentação, temos também as criações. Compramos pouca coisa", comenta Ivane.

O público presente pode percorrer quatro estações temáticas. Na primeira o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar Luís Fernando Marion falou sobre o sistema de secagem e armazenagem de grãos em pequenas propriedades rurais. Marion falou sobre as vantagens da construção de um silo secador, cuidados e custos na construção. "O silo nas propriedades rurais possibilita obter uma qualidade de grão melhor para tratar os animais, o que reduz a incidência de problemas de saúde neles. No caso do grão para comercialização, a secagem apresenta um produto de melhor qualidade e com isso mais renda para a família", destacou Marion. Em seguida, o sócio proprietário da Wilpa, Alceu Arenhardt, falou sobre o silo secador.

Ainda nesta parcela, o secretário de Agricultura, Félix Weis, falou sobre os programas municipais de apoio aos produtores rurais como o Programa Máquina Pesada na Propriedade, que recebeu mais de cem inscrições em 2021; o Programa de Recuperação de Solo, o Programa Berço das Águas, desenvolvido em parceira com a Emater/RS-Ascar, que agrega mais de 120 famílias atendidas na proteção e conservação das fontes de água nas propriedades rurais levando água de qualidade para as famílias beneficiarias e o Programa Troca-Troca de Sementes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na segunda estação, o público observou orientações sobre conservação do solo, tecnologia e produção de tabaco, coordenada pelo orientador agrícola da UCT Brasil, Felipe Weigel. A terceira estação apresentou o tema "tecnologia: produção de milho e controle da cigarrinha", coordenada pelo engenheiro agrônomo da Forseed Celso Weber.

A conservação do solo: curva de nível foi o tema apresentado pelo extensionista rural agropecuário da Emater/R-Ascar Josemar Parise na quarta estação. Neste espaço agricultores puderam perceber a importância da descompactação do solo para o crescimento das raízes e a importância que essa ação tem nos períodos de estiagem e seca, reduzindo as perdas na produção e dando mais segurança ao produtor. O público pôde perceber a importância do cuidado dos aspectos físicos e químicos do solo e como ele afeta nos índices de produtividade.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Marisa Backes, participou da atividade e destaca a importância da parceria entre a administração municipal e a Emater/RS-Ascar. "Essa parceria vem de longa data, mas nós sempre a fortalecemos com projetos novos. Só temos a agradecer à equipe da Emater, que faz esse trabalho no município de Sinimbu sempre junto nas propriedades, nos programas municipais, com a implantação de sete agroindústrias no nosso município. Eles estão à frente de todos os projetos", frisa a gestora.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a UTC Brasil, Forseed Sementes e Família Waechter.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.