RS: entidades promovem em Viamão primeira colheita do arroz
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
AGRICULTURA

RS: entidades promovem em Viamão primeira colheita do arroz

Nesta terça-feira (29/03) ocorreu em Viamão a Primeira Colheita do Arroz
Por:

Nesta terça-feira (29/03) ocorreu em Viamão a Primeira Colheita do Arroz, evento organizado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura e Instituto Riograndense do Arroz (Irga), com apoio da Cooperativa de Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Cooperav), Sindicato Rural, Apavi e O Butiá. Participaram do evento secretários municipais, vereadores, representantes de agências bancárias, além do prefeito Valdir Bonatto e da gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Maria Elisabete Bonadiman Aguiar.

A colheita ocorreu de forma simbólica na lavoura que é cultivada por Lisandro Pelegrini em parceria com a Fazenda Boleadeira - O Butiá. Há 18 anos ele sonhava plantar orgânico e neste ano conseguiu colocar em prática o cultivo do arroz orgânico em uma área de 14 hectares. A expectativa do agricultor é colher mais de 95 toneladas de arroz e na próxima safra ampliar a área.

No evento, Maria Elisabete destacou a importância da produção do arroz para o município e no país, já que é o terceiro cereal, atrás do milho e do trigo, com maior produção do Brasil "e está presente na mesa de todas as famílias brasileiras". Ressaltou ainda as ações da Emater/RS-Ascar no município, em parceria com a Prefeitura, para a segurança e soberania alimentar e aumento da renda e da qualidade de vida para os agricultores familiares de Viamão.

O prefeito aproveitou para destacar todo o trabalho que a administração municipal vem fazendo em prol do campo e da cidade "para que os produtores possam produzir mais e melhor por meio da implantação de um plano estratégico de retomada da economia pela agricultura", ressaltou Bonatto.

Após a manifestação das autoridades e da colheita simbólica feita com foice, os participantes puderam degustar bolos e pães elaborados com farinha de arroz, arroz com leite, bolinho salgado de arroz, além de sucos, geleias, bolos e pães coloniais feitos por agricultores e integrantes da Cooperav.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.