CI

RS: Sementes Forrageiras recebe manifestações de interesse até janeiro

É um levantamento preliminar para avaliar os recursos necessários


Foto: Compre Rural

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) abriu prazo para manifestação de interesse dos produtores rurais para o Programa de Sementes Forrageiras. É um levantamento preliminar para avaliar os recursos necessários para a operacionalização do programa em 2022. O prazo termina no dia 04 de janeiro de 2022.

O programa tem como objetivo fomentar a aquisição de sementes forrageiras a serem utilizadas na formação de pastagens de inverno e verão destinadas a` alimentação dos rebanhos de leite e corte nos estabelecimentos de base familiar. Mais de 10 mil agricultores familiares são beneficiados, em sua maioria produtores de leite que têm a base da alimentação do seu rebanho sobre pastagens. São cultivados aproximadamente 30 mil hectares de espécies como azeve´m, aveia preta, aveia branca, trigo duplo propósito, ervilhaca e capim suda~o.

“Como algumas regiões do estado já estão sendo afetadas pela escassez de chuvas nestes meses de novembro e dezembro, o programa tem uma função ainda mais importante, porque planeja uma operacionalização em calendário antecipado, proporcionando ao agricultor a oportunidade de semeadura em condições climáticas favoráveis no início do calendário de cultivo”, destaca Jonas Wesz, coordenador do Programa. O cultivo de forrageiras no cedo possibilita, de forma antecipada, ter as pastagens de inverno, reduzindo a escassez de alimento no vazio forrageiro de outono e proporcionando um bom estabelecimento da cultura, que e´ fundamental para a produção de forragem no período de outono/inverno/primavera.

Podem participar do programa agricultores familiares, de acordo com os requisitos dispostos na Lei nº 11. 326, de 24 de julho de 2006, e pecuaristas familiares, de acordo com os requisitos da Lei estadual nº 13.515, de 13 de setembro de 2010, através de suas cooperativas, associações e sindicatos. Os recursos serão operacionalizados por meio de financiamento subsidiado conforme regras do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (FEAPER).

As entidades interessadas em participar devem efetuar a manifestação de interesse para SEAPDR através de ofício com a identificação da entidade, valor e número de produtores que deseja atender com o programa (veja abaixo o modelo para manifestação de interesse). O documento assinado pela entidade deve ser encaminhando para o e-mail: [email protected]

Divisão de Sistemas Produtivos / Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, pelo fone (51) 3218-3361 ou pelo e-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.