RS: Teutônia realizará Dia de Campo do Projeto Flores Para Todos
O evento possibilitará conhecer mais sobre a unidade, com detalhes sobre o plantio, colheita, pós-colheita
Como parte da nona fase do Projeto Flores Para Todos, o município de Teutônia programa para a próxima sexta-feira (06/05) um Dia de Campo sobre produção programada de gladíolos e girassóis de corte na região. O evento inicia às 9h30 no Colégio Teutônia e possibilitará aos participantes conhecer mais sobre a unidade, com detalhes sobre o plantio, colheita, pós-colheita e comercialização das hastes, bem como sua tecnologia para cultivo e potencial de retorno econômico como atividade na agricultura familiar.
Coordenado pela equipe Phenoglad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o suporte técnico e operacional da Emater/RS-Ascar e o apoio do Colégio Teutônia a ação busca incentivar o uso da floricultura não apenas para embelezamento da propriedade, mas também para a geração de renda a partir da diversificação. "Será uma oportunidade ímpar, até por sabermos que há significativo espaço para esta alternativa de flores de corte de baixo custo", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Lauro Bernardi.
Nesse sentido, o Dia de Campo é voltado a agricultores familiares, feirantes e outros interessados que desejem investir no cultivo de gladíolos e girassóis para eventos, festas, casamentos e outras datas. No caso da unidade de Teutônia, conduzida com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, são 200 bulbos de gladíolos das cores branco, vermelho, rosa e roxo, 50 de cada uma, que foram implantados visando o corte para o Dia das Mães.
Já a parcela de girassol de corte conta com 100 plantas de uma cultivar testada e adaptada para o clima do Rio Grande do Sul, estando disponível na propriedade da produtora Simone Messer, de Teutônia. "No caso, a família envolvida acompanha, avalia e anota dados referentes ao comportamento de cada espécie nas condições locais, devendo este conhecimento ser compartilhado no dia de campo", explica Bernardi, que lembra que em 2021 a unidade de gladíolos foi desenvolvida junto à propriedade da família Kremeier, de Teutônia.
"Esse é um projeto com a cara da agricultura familiar, dado o seu perfil local e estratégico", pontua ainda o extensionista. No Estado, nas nove fases do programa, já foram mais de 150 famílias de agricultores beneficiadas, com o cultivo de gladíolos e girassóis, mas também de outras, como statices e dálias. A ação é executada em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Também no dia 06 de maio, mas no turno da tarde, a partir das 14h30, haverá um Dia de Campo do Projeto Flores Para Todos no Sítio Novo Horizonte, da família Steffen, em Bom Princípio.