CI

RS abre oficialmente colheita do tabaco

Lavouras estão com desenvolvimento favorável, principalmente na região que plantou mais cedo


Foto: Pixabay

Em uma cerimônia nesta quinta-feira (28), Dia do Produtor de Tabaco, o Rio Grande do Sul abriu oficialmente a colheita da safra 2021/22. O evento ocorreu com a presença de autoridades na propriedade de Oladi e Marli Schroeder, na localidade de Faxinal de Dentro, município de Vale do Sol, região do Vale do Rio Pardo. A propriedade é considerada modelo para a atividade. Nos 34,5 hectares, eles plantaram 280 mil pés de tabaco da variedade Virgínia nesta safra, além de soja, milho e criação de gado de corte. Recentemente, investiram em 64 placas fotovoltaicas para geração de energia usada para operar as estufas e outras instalações da propriedade. Neste ciclo, esperam uma boa produtividade na lavoura. “Queremos colher 50 toneladas de tabaco“, projeta Schroeder, com mais de 40 anos de experiência na atividade.

A expectativa de safra no estado, que é o maior produtor nacional, também é boa. Segundo o presidente da Afubra, as lavouras estão com desenvolvimento favorável, principalmente na região que plantou mais cedo, apesar das chuvas das últimas semanas e a sequência de dias com menos luminosidade. “Se tivermos tempo mais firme a partir de agora, temos condições de repetir a produtividade da última safra, que foi muito boa, de cerca de 2,3 mil quilos por hectare”, calcula Benício Werner.

Na ocasião também foi assinado o termo de cooperação técnica entre Sinditabaco, Afubra, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Farsul e Fetag/RS do "Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco". A iniciativa já tem 35 anos e busca aumentar a renda e auxiliar na viabilização de pequena propriedade rural por meio da diversificação de culturas. 

O tabaco destaca-se por estar entre as dez principais atividades da agropecuária do Rio Grande do Sul. As lavouras são desenvolvidas principalmente por agricultores familiares, sendo que, na safra 2020/2021, mais de 70 mil famílias rurais gaúchas estiveram envolvidas no processo produtivo. Cerca de 300 mil pessoas estão diretamente ocupadas com a produção, industrialização e exportação de tabaco.

Em 2021, o valor bruto da produção (VBP), gerado dentro das propriedades que cultivam a matéria-prima alcançou R$ 3 bilhões. O total das exportações de tabaco produzido no RS movimentou US$ 1,33 bilhão. O produto foi destinado para mais de 100 países, no ano de 2020. A cultura está presente em 222 municípios do Estado. Na safra 20/21 foram produzidas 283 mil toneladas, respondendo por 45% da produção do Sul do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.