Ruptura nos supermercados recua
“O índice em setembro reflete um ajuste positivo"
“O índice em setembro reflete um ajuste positivo" - Foto: Pixabay
O Índice de Ruptura da Neogrid, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, caiu para 11,9% em setembro, uma redução de 1,2 ponto percentual em relação a agosto, segundo dados divulgados pela empresa. O resultado aponta melhora no abastecimento do varejo alimentar, com destaque para itens essenciais da cesta do consumidor como arroz, feijão, café, azeite e ovos, que registraram menor falta nas prateleiras.
O feijão apresentou a maior recuperação, com queda de 2,0 p.p. na ruptura (de 8,4% para 6,4%), seguido pelos ovos (−2,6 p.p.), arroz (−1,8 p.p.), café (−1,7 p.p.) e azeite (−1,0 p.p.). Em contrapartida, a cerveja foi a única categoria a registrar aumento na indisponibilidade, subindo 0,7 p.p. no período, acompanhada por elevação de preços em todas as versões avaliadas.
De acordo com Robson Munhoz, Chief Relationship Strategist da Neogrid, o resultado reflete um ajuste positivo no abastecimento após meses de instabilidade, embora o cenário econômico ainda imponha desafios com custos e inflação pressionando margens do varejo. Mesmo com a melhora, o comportamento do consumidor segue cauteloso: pesquisa da Neogrid e Opinion Box mostra que 82% dos brasileiros substituíram produtos por opções mais baratas para conter gastos.
“O índice em setembro reflete um ajuste positivo no abastecimento após meses de instabilidade, embora o cenário econômico ainda apresente pressão de custos e inflação, o que impacta preços e margens no varejo”, avalia.
O índice confirma uma tendência de recuperação gradual no setor, impulsionada pela recomposição de estoques e pelo realinhamento das cadeias de suprimento, ainda que a volatilidade de preços e o consumo seletivo sigam moldando o cenário do varejo alimentar brasileiro.