CI

Safra de uva avança com sanidade e danos isolados

Informativo aponta evolução das videiras e impactos climáticos no RS


Foto: Divulgação

O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (13) pela Emater/RS-Ascar descreve o avanço do desenvolvimento das videiras no Estado e os efeitos recentes do clima sobre diferentes regiões produtoras.

Na região de Caxias do Sul, as videiras seguem com sanidade considerada adequada. No entanto, a variedade BRS Cora apresentou um efeito fisiológico que tem provocado abortamento de frutos e lesões escuras na raquis. Conforme análise da Embrapa Uva e Vinho (CNPUV), o problema “pode ser uma consequência dos dias nublados e frios”, que teriam prejudicado a polinização. A Emater também relatou que “alguns vinhedos foram atingidos por vendavais, que danificaram bastante os galhos”. As variedades de ciclo tardio já concluíram o florescimento e estão na fase de grão “chumbinho”, com sanidade preservada.

Na região de Frederico Westphalen, os parreirais estão em diferentes estágios de desenvolvimento, que variam do início da maturação ao grão “ervilha”. Segundo o boletim, “os produtores deram continuidade aos tratos culturais, como desbrota, desponta, desfolha, tutoramento e amarração dos ramos”. O granizo registrado em Sarandi e Barra Funda em 3 de novembro provocou danos severos, resultando em perda total em áreas onde até mesmo as coberturas plásticas cederam.

Em Soledade, as videiras avançam na fase de formação de bagas. O informativo indica atraso nas áreas mais altas devido às noites mais amenas. A região mantém o manejo fitossanitário para controle de antracnose e escoriose e o monitoramento preventivo de míldio, além da realização de poda verde.

Na região de Santa Rosa, a carga de cachos é considerada elevada, com bagas bem formadas. O boletim registra ocorrência de antracnose e míldio, principalmente na cultivar Niágara Branca, mas ressalta que produtores experientes realizaram manejo de inverno com calda sulfocálcica e aplicações de fungicidas na floração. Os tratamentos periódicos com cúpricos seguem em andamento, e há expectativa de boa safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7