CI

Selic beneficia Fiagros: ENTENDA

A taxa média de retorno com dividendos foi de 1,28% ao mês


Foto: Pixabay

A partir de informação divulgadas ontem pelo mercado, uma selic em 13,75% beneficia dividendos dos Fiagros, que alcançam 1,28% em março. Nesse cenário, um levantamento divulgado pelo Infomoney, indica que o AGRX11, da gestora Exes, acabou conquistando a liderança, com um dividend yield de 1,67% no mês.

Sendo assim, os dados indicam que a taxa média de retorno com dividendos, que é chamada também de dividend yield dos Fiagros que reproduzem a estrutura dos fundos imobiliários (FII) foi de 1,28% ao mês, sendo esse valor levemente abaixo do que o registrado em fevereiro, de 1,35% ao mês. Levando em consideração que esse tipo de fundo é isento de imposto de renda, o dividend yield equivale a um retorno de 1,50%.

No entanto, esse cálculo leva em consideração o gross-up da tributação, que é um cálculo que permite a comparação de investimentos isentos e não isentos de impostos. Sendo assim, é possível dizer que resultado equivale a uma taxa de 128% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) no mês, considerando o número de dias úteis em março.

Segundo Anna Clara Tenan, especialista em Fiagros da Órama, “nos últimos 12 meses, o dividend yield médio dos Fiagros tipo FII sempre superou 1% ao mês, com destaque para julho de 2022 e janeiro deste ano, quando houve um pico nos dividendos”. Dois motivos são responsáveis por isso.

“O primeiro é que os dividendos dos Fiagros pagos em março são referentes aos rendimentos dos fundos em fevereiro, um mês com menos dias úteis, o que afeta o acumulo diário das taxas que rentabilizam os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) presentes nas carteiras dos fundos. O segundo motivo tem a ver com a estratégia dos gestores, que deixaram de concentrar pagamentos elevados em apenas alguns meses e passaram segurar caixa para linearizar as distribuições, trazendo mais previsibilidade para os investidores”, disse o infomoney.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.