CI

Senar/SC e Cooperitaipu renovam parcerias para fortalecer o campo

O primeiro termo prevê a realização de treinamentos voltados a elevar a produtividade dos rebanhos


Foto: Marcel Oliveira

Capacitar produtores, trabalhadores rurais e famílias do campo pelos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e realizar atividades conjuntas para proporcionar a integração, a cooperação técnica e a execução do Itaipu Rural Show. Esses são os objetivos dos dois termos de cooperação técnica e financeira assinado, na última semana, entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e a Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu), em Pinhalzinho.

O primeiro termo prevê a realização de treinamentos voltados a elevar a produtividade dos rebanhos e contribuir com o aumento de renda das unidades produtoras de bovinos de corte e leite. As capacitações ocorrem no Centro de Inseminação Artificial de Bovinos de Pinhalzinho, localizado próximo à rodovia federal BR-282, com 420 metros quadrados de área construída constituída de auditório para aulas teóricas, duas salas para aulas práticas, vestiários, almoxarifado, laboratório, piquetes e baias para acomodação das vacas. O termo vigora de 27 de janeiro deste ano até 18 de dezembro de 2020.

“As assinaturas desses convênios representam a consolidação dessas parcerias para o desenvolvimento e a profissionalização do homem do campo. Um exemplo é o Centro de Inseminação Artificial de Bovinos, que possui uma das melhores estruturas do Estado e que prepara os empresários rurais da pecuária de corte e leite para terem seu botijão de sêmen e fazerem a inseminação do seu rebanho”, explicou o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.

O outro termo visa a cooperação técnica para a realização das atividades conjuntas entre o Senar/SC e a Cooperitaipu para proporcionar a integração e a execução da Itaipu Rural Show. Entre as atividades previstas está a mobilização para eventos voltados a qualificação de produtores, trabalhadores rurais e suas famílias. O termo vigora no período de 20 de janeiro deste ano até 31 de março de 2020.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O terceiro termo de cooperação técnica foi entre o Senar/SC e a Cooperativa Central Aurora Alimentos para a execução do projeto de “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”, que visa contribuir para o desenvolvimento de microempresas rurais e urbanas com ações voltadas à ampliação dos negócios e à melhoria da competitividade, habilitando-as às exigências do mercado nacional e internacional.

“Essas parcerias trazem inúmeros benefícios aos produtores catarinenses, exemplo desse projeto que também conta com o apoio do Sebrae/SC”, enfatizou Pedrozo. A vigência do acordo é de 20 de janeiro deste ano até 18 de dezembro de 2020.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, do Sebrae, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Cooperitaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.