CI

Tecnologia chinesa pode prever produção da lavoura

O novo serviço alimentado por satélite pode resolver os problemas anteriores de falta de precisão nas previsões meteorológicas


Foto: Divulgação

Os meteorologistas chineses lançaram serviços de monitoramento e avaliação para distribuição de trigo de inverno em todo o país, baseados em tecnologia de satélite de sensoriamento remoto. A precisão do monitoramento atingiu uma resolução de 30 metros do espaço, e os departamentos de meteorologia nos níveis nacional, provincial, municipal e distrital uniram forças para promover tais aplicações de tecnologia de satélite.

O novo serviço alimentado por satélite pode resolver os problemas anteriores de falta de precisão nas previsões meteorológicas para a produção de grãos, disse Zhang Mingwei, pesquisador associado do Centro Meteorológico Nacional de Satélites responsável pelo projeto, ao Global Times na terça-feira. O serviço de satélite ofereceria não apenas o mapa de distribuição do trigo de inverno e dados sobre a área de plantio em diferentes regiões, mas também relatórios dinâmicos de mudanças anuais de distribuição, que dariam suporte às previsões de produção de grãos de verão e avaliação do impacto de desastres climáticos, de acordo com o Centro.

O avanço da tecnologia de satélite e a crescente capacidade da China em aplicações de satélite tornaram possível resolver os problemas anteriores. O satélite Gaofen-6, o primeiro satélite de observação agrícola de alta precisão do país, não só tem uma resolução de até 2 metros, mas também pode identificar diferentes culturas [como trigo e feijão] com base em suas características espectrais, disse Zhang. O Gaofen-1 é outro satélite de sensoriamento remoto do projeto, acrescentou Zhang.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.