CI

Temperatura do nariz das vacas revela suas emoções

Temperaturas periféricas influenciam bastante


Foto: Marcel Oliveira

A World Animal Protection publicou o primeiro estudo que explora se a temperatura nasal pode ser usada como uma medida de emoções positivas em vacas. Publicado na revista Physiology and Behavior deste mês, a equipe científica que trabalha na instituição de caridade destaca como as descobertas de seu estudo podem fornecer uma maneira de avaliar essas emoções. 

A literatura anterior demonstrou uma forte conexão entre temperaturas periféricas (por exemplo, pele, nariz, orelhas, etc.) e experiências negativas de alta excitação. Foi descoberto que o estresse, o medo e a frustração causam uma diminuição nas temperaturas periféricas nos mamíferos. 

No entanto, pouco se sabe sobre se a experiência de emoções positivas afeta as temperaturas periféricas. No estudo de 13 vacas, a equipe da World Animal Protection procurou identificar se a temperatura nasal das vacas poderia ser usada com segurança como uma medida do status emocional positivo das vacas. 

O estudo envolveu colocar as vacas em um estado calmo e relaxado, acariciando-as em regiões preferidas, semelhantes à limpeza (limpeza de outro indivíduo). Os cientistas fizeram isso mais de 350 vezes, registrando remotamente as temperaturas nasais da vaca antes, durante e depois de serem acariciadas. 

A análise revelou que ocorreu uma queda na temperatura nasal quando as vacas foram acariciadas e tiveram uma experiência emocional positiva e relaxada. A Gerente de Senciência da Proteção Mundial dos Animais, Helen Proctor, disse que “entender como os animais expressam emoções positivas é uma importante área de foco para a ciência do bem-estar animal, mas é amplamente negligenciada”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.