CI

TO distribui sementes para agricultura familiar

Sementes de milho, arroz e feijão estão sendo distribuídas para 139 municípios


Foto: Eliza Maliszewski

O programa Mesa Farta, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), foi lançado no último mês de novembro, e tem como objetivo apoiar produtores da agricultura familiar que foram impactados pela pandemia da covid-19, principalmente, no que diz respeito à alta no preço dos insumos agrícolas. 

Cada um dos 139 municípios recebeu em média 2,2 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão. “Os produtos da agricultura familiar estão na nossa mesa todo dia, fazem parte da merenda escolar, fomentam a economia nos municípios pela comercialização nas feiras, então é nosso dever enquanto Governo e será uma das minhas prioridades, enquanto governador, prestar essa assistência ao pequeno produtor tocantinense”, destaca o governador Wanderlei Barbosa. 

Quem não perdeu tempo e já garantiu as suas sementes foi Valdivina Alves de Oliveira, moradora de São Félix, região do Jalapão. A produtora que mantém a família com o que planta na propriedade ressalta que o programa chegou em boa hora. “No dia que eu recebi o milho eu já cheguei e plantei logo. O milho estava muito caro, eu estava comprando mesmo só no quilo e tava R$ 20, agora com essas sementes eu vou poder colher pelo menos duas sacas, vai ser bom demais”, comenta. 

Além de por alimento na mesa dessas famílias, o programa Mesa Farta pretende ajudar na geração e aumento de renda desses produtores, a partir da comercialização de produtos alimentícios. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.