Tomate pode ser benéfico na prevenção de câncer de próstata
O licopeno atua como oxidante e neutraliza radicais livres
Foto: Divulgação
O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns que afetam os homens, todos os anos mais de 56,254 casos novos são diagnosticados. Porém a ingestão de alguns alimentos pode ser benéfica para a saúde e prevenir doenças, o licopeno, por exemplo, encontrado na casca do tomate, atua como oxidante e pode trazer benefícios para o organismo.
A opinião é do médio Paul Ettiner, ele afirma que “o licopeno, encontrado na casca de tomate, ou um comprimido de licopeno por dia atua como oxidante e pode ser benéfico”. Um recente estudo publicado pela Universidade da Califórnia, compactua da mesma opinião. A universidade descobriu por meio de estudo que duas porções de molho de tomate por semana (não estamos falando do ketchup), estão associadas a uma redução de 20% no risco de progressão de câncer de próstata.
Os resultados do estudo afirmam que os antioxidantes do licopeno, neutralizam os radicais livres e reduz os danos oxidativos para as células. Os especialistas recomendam consumir produtos de tomates cozidos. Outros alimentos como a romã, couve-flor, soja e o brócolis também são benéficos de acordo com a pesquisa.
Outro quesito apontado pelo estudo é a obesidade, o ganho de peso desenvolve um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Os especialistas recomendam uma dieta equilibrada sobre a orientação de um médico.
Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.