Veja como é feito o transporte de frutas e verduras
CI
Imagem: Pixabay
DÚVIDAS

Veja como é feito o transporte de frutas e verduras

Tecnologias garantem a temperatura correta durante os trajetos
Por: -Aline Merladete

O fato de serem frescos os tornam mais perecíveis que as demais categorias de nutricionais. Por isso, as dúvidas sobre tais produtos são frequentes. A começar pelo tipo de transporte: necessitam mesmo de acondicionamento refrigerado? A resposta é sim. Para isso, o Rodrigo Beal, Gerente de serviços da Thermo King, elencou as principais dúvidas sobre o assunto.

Confira:

• As frutas e verduras precisam se manter refrigeradas a partir de qual momento?

Desde a saída dos alimentos das respectivas áreas de produção até a disponibilização dos produtos nas bancadas e prateleiras de supermercados. O recomendado é que as mercadorias sejam sempre manipuladas com cuidado, embaladas adequadamente e armazenadas em locais específicos com temperaturas controladas.

• É necessário fazer o pré-resfriamento do baú?

Sim. No caso de frutas e verduras, por exemplo, para que o desperdício não aconteça, é recomendado que a temperatura do baú esteja de acordo com o alimento que é transportado. Uma etapa fundamental para este processo é o pré-resfriamento antes do armazenamento e transporte das mercadorias, para manter a temperatura até as etapas finais de venda.

• Existe algum cuidado especial para as frutas não-climatéricas?

O investimento em tecnologias que garantem a temperatura correta durante os trajetos contribui com os produtores brasileiros de frutas não-climatéricas. Estes frutos não amadurecem após serem colhidos, ou seja, eles só podem ser apanhados quando reúnem características adequadas ao consumo. Com o maior amadurecimento, o tempo de prateleira do produto diminui, sendo essencial o armazenamento refrigerado. Alguns exemplos de frutas não-climatéricas: Abacaxi, limão, laranja, morango e uva.

• Qual a temperatura ideal para o transporte das principais frutas e verduras?

Abaixo, listamos a temperatura ideal para o transporte das principais frutas e verduras.


No caso de frutas e verduras é importante manter um fluxo de ar contínuo, pois esses produtos continuam respirando após a colheita.

Também deve-se tomar cuidado para que o ar emitido na carga pelo equipamento de refrigeração não esteja muito frio, pois o congelamento pode danificar os alimentos.

• Quais tipos de equipamentos podem fazer a refrigeração de frutas e verduras?

Hoje, o mercado conta com equipamentos de alta eficiência capazes de garantir a correta refrigeração e com impacto ambiental reduzido, inclusive com energia proveniente de painéis solares que permitem a melhor manutenção de componentes elétricos e consequente economia de combustível. A Thermo King possui modelos para todos os tamanhos de veículos, desde pequenos caminhões até veículos longos de carga ou urbanos de carga, adequados para transitar em grandes centros.

Os equipamentos Thermo King permitem manter um fluxo de ar constante sobre a carga de frutas e verduras, além de permitirem o controle da temperatura do ar que é soprado sobre a carga, evitando o congelamento e danos.
 

Informações da Thermo King.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink