CI

Vem chuva em Setembro?

Clima será um fator determinante a partir do próximo dia 15 do mês de Setembro


Foto: Pixabay

O modelo climático europeu (ECM) indica a possibilidade de chuvas no Brasil no fim de Agosto e início de Setembro em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, aponta a Consultoria AgResource Brasil. Por outro lado, destacam os analistas, o mapa revela uma volta do tempo seco no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país entre os dias de 6 a 13 de Setembro.

“A imagem [dos mapas climáticos mostra que] se trata de um mapa de anomalia de chuvas, ou seja, as áreas em verde podem receber precipitação acima do normal para o período do ano e em laranja, abaixo. A AgResource segue acompanhando as atualizações diárias e também na projeção de um La Niña para o fim do ano”, destacam os especialistas.

De acordo com o Rabobank, o clima será um fator determinante para os agricultores brasileiros a partir do próximo dia 15 do mês de Setembro. A instituição bancária especializada em agronegócio afirma (na edição de Agosto do seu relatório “Brazilian G&O Monthly Update”) que essa data é decisiva, porque é quando terminam os vazios sanitários em diversos estados brasileiros importantes para a produção agrícola e começa o período de plantio da safra de verão.

A agência meteorológica australiana Bureau of Meteorology (BOM) confirmou a ocorrência de um novo padrão de anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Índico – a fase negativa do Dipolo do Oceano Índico, ou DOI. A meteorologista Paola Bueno, da Meteored, afirma que o evento pode alterar o clima e o regime de chuvas no Brasil nos próximos meses, inclusive provocando o “retorno da La Niña nos próximos meses”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.