Aprosoja MT leva chineses ao porto de Barcarena
Delegação chinesa conhece logística e exportação de grãos em Barcarena
Foto: Fernanda Trindade
Nesta quinta-feira (13.11), o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Luiz Pedro Bier, esteve em Barcarena (PA) acompanhando uma delegação chinesa da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA), em uma visita técnica ao complexo portuário de Barcarena, que integra os portos do Arco Norte.
A comitiva foi composta pelo presidente da CFNA, Cao Derong; pela diretora adjunta do Departamento de Cereais e Óleos da CFNA, Li Sifan; e pelo gerente da Leader Grain HK Ltd., Guo Jiapeng.
Durante a visita às instalações da Unitapajós e da Hidrovias do Brasil, os participantes conheceram toda a estrutura logística do porto, desde a chegada dos caminhões com os grãos até o processo de carregamento dos navios destinados à exportação. A comitiva acompanhou de perto as etapas de armazenagem, classificação e embarque da soja, além de observar os navios que chegam ao Brasil com fertilizantes e retornam ao exterior com grãos produzidos em Mato Grosso.
“Estamos aqui em Barcarena, aproveitando a COP30 para trazer uma delegação chinesa e mostrar de perto o funcionamento do complexo portuário. Essa visita é fundamental para que eles tirem dúvidas sobre a qualidade da nossa soja, algo muito importante para a China. Mostramos todas as etapas do processo de exportação, desde a parte rodoviária e de recepção até o embarque final. Conversamos sobre umidade, classificação e controle de qualidade, pontos que reforçam a seriedade do trabalho feito no Brasil”, destacou Luiz Pedro Bier.
O vice-presidente da Aprosoja MT também ressaltou que a visita foi uma oportunidade para estreitar laços com o principal parceiro comercial do agro brasileiro.
“Os chineses são nossos maiores compradores e é essencial que entendam a nossa realidade, vejam como o produtor rural brasileiro trabalha e conheçam o nosso compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. Esse tipo de aproximação é o que fortalece a confiança e abre novos caminhos para o comércio entre os dois países”, completou Bier.
O crescimento do Arco Norte reforça o papel estratégico dessa rota logística nas exportações brasileiras. De acordo com dados da Unitapajós, em 2013, o Brasil exportou 42,8 milhões de toneladas de grãos, sendo 12% pelo Arco Norte e 88% pelos portos do Sul e Sudeste. Já em 2024, o volume total saltou para mais de 151 milhões de toneladas, com 36% escoados pelo Arco Norte e 64% pelos portos do Sul e Sudeste, um avanço que consolida a região como uma das principais alternativas logísticas do país.
A visita técnica encerrou a participação da Aprosoja Mato Grosso na COP30, fortalecendo o diálogo com o mercado asiático e reforçando o compromisso da entidade com a transparência, a sustentabilidade e a eficiência na produção e exportação de soja brasileira.