
Percevejo da soja
(Edessa meditabunda) Culturas Afetadas:
Sinônimos: Cimex glaucescens, Cimex meditabunda, Edessa consentanea, Edessa glaucescens, Edessa rugulosa e Pentatoma meditabunda
É considerada uma praga secundária da cultura da soja. O pico populacional desta praga ocorre de dezembro a março. A praga ataca uma gama enorme de hospedeiros, entre eles, abóbora, algodão, arroz, batata, berinjela, beterraba, chuchu, citros, fumo, girassol, mandioca, melão, milho, pepino, pimentão, tomate.
Danos: Os prejuízos podem resultar da sucção de seiva dos ramos ou hastes e de vagens. Ao sugar os ramos ou hastes, tornam-se agentes de limitação na produção da soja, além de provocar a "retenção foliar" em função das toxinas que injetam nas plantas. Desta forma as folhas não caem como normalmente deveriam cair e dificultam a colheita mecânica. No caso do ataque as vagens, os prejuízos podem chegar a 30%, pois a sucção tornam as vagens marrons e chochas.
Controle: Em certas situações, o controle químico pode ser efetuado após monitoramento da população verificar o nível de controle.