Podridão algodão
Tombamento (Pythium vexans) Culturas Afetadas: Berinjela, Jiló
A podridão algodão é causada pelo fungo Pythium vexans, que ataca os frutos de várias espécies da família Solanaceae. É um fungo que possui ampla distribuição geográfica, ocorrendo principalmente na Região Sudeste.
Danos: Os frutos apresentam podridão mole e deprimida nos tecidos externos e internos, que se desenvolve rapidamente, dando aos tecidos uma coloração parda. Em condições de umidade elevada pode ocorrer a formação de micélio com aspecto cotonoso. Essas podridões podem ocorrer tanto no campo quanto em pós-colheita.
Quando a infecção por Pythium vexans ocorre em sementeiras esse pode causar tombamento em pré e pós emergência e podridão de raízes e do colo.
Controle: As principais medidas de controle a serem tomadas são a drenagem do solo e o manejo adequado da água de irrigação. Deve-se também atentar para o espaçamento no plantio para permitir um melhor arejamento.
Quando for constatada a ocorrência da doença em canteiros, deve-se erradicar as plantas atacadas, bem como retirar o solo junto a essas plantas, além de realizar aplicação de fungicida.
O tratamento das sementes é recomendado em regiões frias, usando-se fungicidas registrados para as culturas.