Podridão do engaço
Podridão negra das pontas, mancha de Dieghtoniella, podridão da coroa (Deightoniella torulosa) Culturas Afetadas:
Sinônimo: Brachysporium torulosum
Esta doença raramente causa sérias perdas econômicas, apenas procova uma pequena depreciação por causa das manchas na pele. Esse patógeno, além da mancha de Deightoniella, produz também a podridão negra das pontas, mas essa doença também é de pouca importância econômica. A doença é importante apenas durante a estação chuvosa ocorrendo em todos os países produtores de banana do mundo, como África do Sul, Austrália, Barbados, Brunei, Cuba, Estados Unidos, Haiti, Ilhas Virgens, Índia, Malásia, México, Papua-Nova Guiné, Porto Rico e Sudão.
No Brasil, existem registros apenas no Distrito Federal e São Paulo, mas acredita-se que, pelo caráter cosmopolita desse patógeno, encontre-se em todas as áreas produtoras de banana do país. Deightoniella torulosa é um patógeno específico das musáceas e tem sido registrado atacando Heliconia bihai, Ravenala madagascariensis e várias espécies de Musa.
Danos: O sintoma característico da doença são pequenas manchas superficiais, marrom-avermelhadas a negras, rodeadas por um halo verde-escuro na pele dos frutos. Ocorrem manchas necróticas, marrom-claras a marrons, ovóides, de 2-3 cm de diâmetro, com um bordo espesso, marrom-escuro a negro, e toda a lesão está rodeada por um halo amarelado; no interior das lesões dispõem-se as frutificações do fungo em círculos concêntricos. As lesões começam como pequenas manchas, de cerca de 2 mm de diâmetro, marrom-avermelhadas a negras, com um halo verde-escuro, ocorrendo em qualquer parte do fruto, mas têm a tendência a serem mais severas na ponta dos "dedos" dos verticilos mais externos e na cara externa dos "dedos" dos verticilos mais internos. A podridão-negra-das-pontas apresenta-se como uma lesão negra, de avance lento, em apenas um lado da ponta do "dedo", e está rodeada por uma margem estreita amarelo-pálida ou cinza. As áreas infectadas nas lesões velhas tendem a quebrar-se, podendo aparecer um mofo marrom-claro sob condições de umidade prolongada.
Controle: Não há referências sobre variedades ou clones de banana com algum tipo de resistência à mancha-de-Deightoniella ou à podridão-negra-das-pontas. Deve-se reduzir a densidade das plantas na lavoura para garantir uma boa circulação do ar e diminuir a umidade relativa dentro da plantação. Retirar e queimar ou enterrar todos os restos de plantas e cachos deixados no solo após a colheita. Não há produtos registrados para o controle dessa doença.