CI

Mancha de xanthomonas

Mancha de xanthomonas (Xanthomonas citri pv anacardii) Culturas Afetadas:

Danos

Os sintomas da mancha de xanthomonas do cajueiro podem ser observados principalmente em folhas e frutos, podendo ocorrer também em ramos jovens. Nas folhas, embora o limbo foliar possa apresentar manchas angulares, os sintomas mais aparentes encontram-se nas nervuras, as quais se mostram escuras. O escurecimento passa da nervura principal para as secundárias. Enquanto o patógeno coloniza os vasos foliares livremente, essas mesmas nervuras impedem o avanço da bactéria no limbo foliar, motivo pelos quais as manchas nesse local são pequenas e angulares e, muitas vezes, bem próximas às nervuras.

Nos frutos, as lesões podem ocorrer desde a fase de maturi até a de castanha madura, com pedúnculo já desenvolvido. Em maturis, geralmente observa-se uma necrose escura, disforme, semelhante a uma queimadura. Contudo, a lesão pode se constituir de apenas uma grande mancha oleosa (anasarca), cujo centro irá necrosar posteriormente. Quando a castanha é ainda jovem e o patógeno já necrosou o local da infecção, o centro da lesão mostra-se escuro e deformado, permanecendo rodeado pela mancha oleosa. Com o desenvolvimento e amadurecimento do fruto, a mancha torna-se preta, com ou sem anasarca. Aparentemente, o pseudofruto não é afetado por esta enfermidade. Por se tratar de uma doença recente, os aspectos epidemiológicos desta enfermidade ainda não foram esclarecidos.

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura/problema.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.