Pulgão
(Brachycaudus schwartzi) Culturas Afetadas:
Os pulgões ápteros apresentam coloração marrom escura brilhante, com 7 a 8 manchas transversais sobre o dorso do abdome.
Danos: Os danos causados ao pessegueiro pelo pulgão são consideráveis, pois produzem o enrolamento das folhas e brotos causados pela sucção contínua da seiva. Pelo excesso de líquido açucarado que expelem pela codícula, que atraem formigas e favorecem o desenvolvimento da fumagina. Esta é uma das espécies de pulgões que causam a "falsa crespeira", caracterizada pelo encarquilhamento e deformação das folhas. Os maiores prejuízos são causados em mudas em viveiro e nas plantas com até 2 anos no campo. No final do inverno e início da primavera, o pulgão pode atacar a flor do pessegueiro, impedindo seu pegamento e reduzindo a produção. Este ataque na flor é maior em períodos secos.
Controle: Existem vários inimigos naturais que proprocinam bom controle do pulgão em pomares adultos. O controle químico do pulgão é feito através do uso de inseticidas sistêmicos no solo ou pincelado nos ramos.