CI

Primeiras áreas de soja são cultivadas no Mato Grosso

Semeadura de soja pode ganhar ritmo em outubro


Foto: USDA

Segundo a análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (22), as primeiras áreas de soja da safra 2025/26 já foram semeadas em Mato Grosso. Até a última sexta-feira (19), 0,55% dos 13,01 milhões de hectares estimados havia sido cultivado no estado, percentual 0,28 ponto percentual acima do registrado na safra 2024/25 e 0,07 ponto percentual superior à média dos últimos cinco anos. “O avanço inicial da semeadura indica um ritmo acima do observado em anos anteriores”, avaliou o instituto.

Segundo informantes do Imea, a maior parte dos talhões cultivados na semana passada corresponde a áreas irrigadas. “Além disso, foram registradas precipitações pontuais em alguns municípios, o que possibilitou a entrada das máquinas também em áreas de sequeiro”, informou o boletim. O instituto destacou ainda que muitos produtores aguardam a regularização do regime de chuvas para acelerar os trabalhos a campo.

De acordo com projeções do NOAA, as chuvas em Mato Grosso devem se intensificar nos próximos sete dias, com potencial acumulado de 15 a 25 milímetros na maior parte do estado. “Esse volume pode favorecer o avanço da semeadura, que historicamente ganha ritmo em outubro”, apontou a análise.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.