CI

Projeção indica queda na produtividade do milho

Produtividade do milho cai, mas segue histórica


Foto: Pixabay

Segundo a análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (22), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou em setembro de 2025 a primeira estimativa para a safra 2025/26 de milho no Brasil. A área cultivada foi projetada em 22,63 milhões de hectares, representando incremento de 3,55% em relação à safra 2024/25. “Esse avanço é sustentado, sobretudo, pela rentabilidade do milho na segunda safra e pela expectativa de maior consumo doméstico, impulsionado pela demanda das usinas de etanol”, destacou o boletim.

A análise acrescenta que a possível migração das compras asiáticas do milho dos Estados Unidos para a América do Sul reforça as perspectivas de aumento na demanda, fatores que, segundo o Imea, motivam a expansão da área cultivada na próxima temporada. “No que se refere à produtividade, a estimativa ficou em 101,83 sacas por hectare, redução de 1,59% em comparação ao ciclo anterior”, informou a Conab.

Apesar da queda na produtividade, o rendimento se configura como o segundo maior da série histórica da companhia. Por fim, a produção brasileira de milho para a safra 2025/26 foi projetada em 138,28 milhões de toneladas, o que representa queda de 1,01% em relação à temporada anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.