Fertilizantes e defensivos elevam custo do algodão
Custo do algodão sobe 0,56% em agosto

Segundo análise semanal divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o projeto CPA-MT apresentou o novo relatório de custo de produção de algodão para a safra 2025/26. “Em agosto de 2025, o custeio do algodão ficou projetado em R$ 10.776,94 por hectare, incremento de 0,56% em relação à estimativa de julho de 2025, com destaque para o aumento de 0,65% nos custos com defensivos e de 0,47% na classe de fertilizantes e corretivos”, informou o estudo.
De acordo com o relatório, quando comparado ao consolidado da safra 2024/25, o custeio está 12,27% superior. Essa elevação é explicada não apenas pelo aumento das despesas com defensivos e fertilizantes, mas também pelo custo de pós-produção, que ficou 104,90% maior.
O documento indica que o custo operacional efetivo (COE) ficou projetado em R$ 15.407,20 por hectare, acréscimo de 0,23% no comparativo mensal e de 17,69% no anual, sendo o maior patamar desde a safra 2022/23.
O Imea ressalta que “os custos mais elevados e o atual patamar de preços são pontos de atenção para o cotonicultor neste momento de planejamento para o próximo ciclo”.