CI

Mecânicos precisam se adaptar à era digital

O reality reforça a importância da capacitação técnica


O reality reforça a importância da capacitação técnica O reality reforça a importância da capacitação técnica - Foto: Pixabay

O perfil do mecânico agrícola brasileiro está mudando. Com máquinas cada vez mais conectadas e inteligentes, os profissionais precisam dominar sistemas eletrônicos, sensores e softwares, além do conhecimento mecânico tradicional. A Massey Ferguson mostra essa evolução na terceira temporada do Master Mechanic, reality show que estreia no YouTube nos dias 16, 23 e 30 de outubro.

Nesta edição, o protagonista é o pulverizador MF 500R, equipamento de alta tecnologia que garante aplicações precisas e sustentáveis no campo. Seis mecânicos de diferentes estados do Brasil competem em provas práticas, que envolvem diagnóstico técnico, ajustes mecânicos e uso de ferramentas digitais.

Segundo Bruno Pianca, gerente de serviços da marca, operadores e mecânicos precisam unir habilidades tradicionais e digitais para garantir eficiência no campo. O setor passa por transição, com profissionais experientes se adaptando às novas tecnologias e jovens talentos trazendo familiaridade digital.

“As principais habilidades para o mecânico agrícola hoje envolvem a capacidade de navegar pelas tecnologias presentes, tendo facilidade de acessar um computador, fazer leitura e interpretação de sistemas eletrônicos. Ainda assim, o conhecimento mecânico dos produtos continua sendo essencial, já que, para um diagnóstico preciso, esses dois “mundos” precisam caminhar juntos”, explica.

O reality reforça a importância da capacitação técnica e da valorização dos profissionais que garantem o bom funcionamento das máquinas agrícolas, essenciais para a produtividade e inovação no agronegócio brasileiro. 

“O Master Mechanic reforça o nosso compromisso com a formação técnica no campo e com a valorização dos profissionais que garantem a eficiência das máquinas agrícolas. Acreditamos que reconhecer essas competências é essencial para impulsionar a produtividade e preparar o agro para os desafios de um cenário cada vez mais tecnológico”, afirma Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.