Acordo UE Mercosul é aprovado, mas ainda não ratificado
A aprovação ocorreu após votação dos embaixadores dos Estados-membros
A aprovação ocorreu após votação dos embaixadores dos Estados-membros - Foto: Pixabay
O acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul superou nesta sexta-feira sua etapa política mais decisiva e foi oficialmente aprovado no Conselho da UE, abrindo caminho para a assinatura do tratado entre os dois blocos. A decisão encerra um processo de 25 anos de negociações e representa um marco histórico para o comércio internacional envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além dos 27 países europeus.
A aprovação ocorreu após votação dos embaixadores dos Estados-membros, mesmo com votos contrários de França, Polónia, Áustria, Irlanda e Hungria, além da abstenção da Bélgica. Como não se formou uma minoria de bloqueio que represente 65 por cento da população da União Europeia, o acordo passou no procedimento escrito, garantindo que o texto possa agora ser formalmente assinado.
Com essa etapa concluída, o acordo entra em sua fase política mais sensível. A assinatura prevista para ocorrer no dia 12, no Paraguai, ainda não significa que o tratado já esteja plenamente em vigor. O próximo passo é a ratificação pelo Parlamento Europeu e, em alguns países, também pelos parlamentos nacionais, o que deve ocorrer ao longo dos próximos meses.
A segunda votação será decisiva, pois é nela que o acordo poderá ser confirmado ou travado definitivamente. A França já sinalizou que tentará barrar a ratificação, alegando riscos para seus agricultores devido ao aumento de importações de produtos do Mercosul. Mesmo assim, a Comissão Europeia e países como Alemanha e Espanha afirmam que o tratado é estratégico para diversificar mercados, reduzir a dependência da China e fortalecer a posição econômica da Europa.
Se ratificado, o acordo criará uma das maiores zonas de livre-comércio do mundo, envolvendo mais de 700 milhões de pessoas e abrindo novas oportunidades para exportadores e investidores dos dois lados do Atlântico.