Exportações de hortifrúti crescem 28%
Preço do tomate cai no atacado em setembro

Os preços do tomate no atacado registraram queda nos primeiros 15 dias de setembro, mantendo o comportamento observado em agosto, segundo o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a análise, “as cotações do produto em agosto, na média ponderada, ficaram 19,86% mais baixas que as praticadas em julho”, mesmo com a oferta inferior ao mês anterior.
Além do tomate, outros produtos hortifrúti também registraram redução nos preços. A cebola apresentou queda de 10,5% na média ponderada, influenciada pela oferta e pela menor demanda, sendo a maior variação registrada na Ceasa de Vitória. Para a batata, o retorno foi de 6,55% em relação a julho, representando uma diferença de 53,62% se comparado ao mesmo período de 2024. A alface teve queda de 8,77% nos preços médios, com destaque para a Ceasa de Recife, que registrou redução de 30,8%.
Em contrapartida, alguns produtos são de alta qualidade. A cenoura subiu 19,92% na mídia ponderada, refletindo a menor oferta nos mercados, com redução de 10% nos envios provenientes de São Paulo e Minas Gerais. Entre as frutas, o mamão registrou queda de 16,34%, enquanto a laranja caiu 2,07% na média ponderada, apesar de variações positivas em algumas Ceasas. Já a maçã teve alta de 2,58%, a banana subiu 5,94% e a melancia registrou aumento de 20,59%, influenciadas por fatores como menor produção, condições climáticas e atraso na colheita.
No setor de exportações, os dados da Conab indicam que, nos oito primeiros meses de 2025, o volume total exportado de hortifrúti foi de 713,01 mil toneladas, aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024, com faturamento de US$ 841,41 milhões, crescimento de 15%. Segundo o boletim, “o ano iniciou com boas vendas para a Europa e Ásia, mas a política de tarifas dos Estados Unidos impediu os números em alguns mercados, como manga e uva”.