Paraná registra alta de 10,4% na produção de peixes
Tilápia e camarão sustentam piscicultura paranaense

Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (18), preparado pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção de carne de peixe manteve crescimento nos últimos anos no Paraná. Em 2024, o valor bruto da produção (VBP) de peixes, considerando o cultivo em cativeiro e captura, chegou a R$ 2,29 bilhões, aumento de 10,4% em relação a 2023.
De acordo com o boletim, a tilápia continua como a principal espécie produzida no estado, respondendo por mais de 80% do VBP. A produção de alevinos aparece em seguida, representando quase 8% do total.
O levantamento aponta que a atividade é específica na região Oeste, nos núcleos regionais de Toledo e Cascavel, responsáveis ??juntos por 73% do VBP da piscicultura paranaense. O núcleo de Paranaguá ocupa a terceira posição, com participação de 6,8% no VBP estadual.
Ainda segundo o boletim, em Paranaguá predomina a pesca de captura marinha, diferentemente das demais regiões, onde o cultivo em cativeiro é a atividade principal. Entre os produtos capturados, destacam-se o camarão em primeiro lugar e, em seguida, os pescados marinhos que englobam diversas espécies.