CI

Clima afeta projeções na Argentina

No entanto, nem todas as culturas enfrentam desafios tão severos


Uma das culturas mais afetadas pelo estresse termo-hídrico é a soja Uma das culturas mais afetadas pelo estresse termo-hídrico é a soja - Foto: Divulgação

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou recentemente um relatório que traz perspectivas preocupantes para a produção de importantes culturas agrícolas na região. As condições climáticas adversas, especialmente o estresse termo-hídrico, têm impactado severamente o desenvolvimento das safras, resultando em revisões para baixo nas projeções de produção.

Uma das culturas mais afetadas pelo estresse termo-hídrico é a soja. O período crítico da soja de primeira na região Nordeste Argentino (NEA), Norte de Córdoba e Norte de La Pampa-Oeste de Buenos Aires enfrentou condições desfavoráveis, levando a uma redução significativa na projeção de produção, agora estimada em 51 milhões de toneladas.

As condições também não são favoráveis para o milho, especialmente para os plantios tardios. Devido à presença de doenças, a condição das plantações tem diminuído entre normal e excelente. Isso resultou em uma revisão para baixo na projeção de produção, que agora está em 49,5 milhões de toneladas.

No entanto, nem todas as culturas enfrentam desafios tão severos. A colheita de girassol tem avançado significativamente, cobrindo quase toda a área plantada. O rendimento médio está em 20,2 quintais por hectare, e a projeção de produção permanece estável em 3,6 milhões de toneladas.

O sorgo tem apresentado resultados mais promissores, com rendimentos médios favoráveis em algumas regiões. As áreas de Núcleo Norte e Núcleo Sul registraram os melhores resultados, com rendimentos de 59 e 61 quintais por hectare, respectivamente. A projeção de produção para o sorgo é mantida em 3,5 milhões de toneladas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.