CI

Nova prensa para melhorar qualidade do óleo de pracaxi

Uma das inovações de grande impacto foi a substituição da prensa artesanal de madeira por uma prensa artesanal


Foto: Divulgação

A parceria entre a Embrapa Amapá e as extratoras de óleo da comunidade Limão do Curuá, no Arquipélago do Bailique (Macapá-AP), modernizou a extração de óleo de pracaxi, produto utilizado como anti-inflamatório, soro antiofídico e cicatrizante. Uma das inovações de grande impacto foi a substituição da prensa artesanal de madeira por uma prensa artesanal que, além da madeira, usa chapa de aço inox e um macaco hidráulico.

O estudo que resultou nesta tecnologia será apresentado pela bolsista Kamila Adriane de Souza Viana, do Programa de Iniciação Científica PIBITI / CNPq / Embrapa, orientada pela pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes, durante o XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, na manhã de 19/10 (quarta-feira), na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá. 

A extração de óleos da floresta Amazônica, como o de pracaxi, é uma prática passada de geração em geração. No Amapá, a produção de óleo de pracaxi é expressiva, chegando a duas toneladas por ano. No caso do Limão do Curuá, o processo envolve coleta, lavagem, descascamento, secagem e trituração das sementes. Por fim, há o preparo da massa, prensagem, escorrimento e envasamento do óleo. 

Anteriormente, a prensa artesanal construída apenas com madeira, se constituía um verdadeiro habitat para micro-organismos; como fungos e bactérias, que podem aumentar o índice de acidez e redução da qualidade química do óleo. Desta forma, o objetivo do estudo foi adaptar a prensa, revestindo, as partes que entram em contato com as sementes, com uma chapa de aço inox para obter um óleo de melhor qualidade físico-química. Também foi acoplado um macaco hidráulico para demandar menor esforço físico das extratoras, durante a prensagem. O processo consistiu em construção da nova prensa, testes, análises físico-químicas das amostras do óleo e análise dos dados. A conclusão é que o macaco hidráulico de 16 toneladas reduz a força aplicada para a prensagem (melhor ergonomia), e o óleo extraído na nova prensa apresenta melhor qualidade físico-química. O XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica é um evento vinculado à programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.