MDIC assina acordo para acelerar a descarbonização industrial no Brasil
Estudo estratégico apresenta cenários prospectivos até 2050

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), celebrou, nesta terça-feira (2/9), memorando de entendimento (MoU) com o Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade da Schneider Electric, líder global em transformação digital de energia e automação, para avançar na descarbonização da indústria brasileira.
“O MDIC tem trabalhado para promover uma mudanças que garanta a competitividade das empresas brasileiras, alinhando-a à transição internacional para economias com zero emissões líquidas e visando a prosperidade social”, afirmou a secretária da SEV, Julia Cruz, durante solenidade de assinatura do MoU na sede do SRI, em São Paulo.
Ao mesmo tempo, o MDIC e o Instituto apresentaram um relatório com resumos de experiências de trabalhos técnicos internacionais que oferecerá subsídios para um estudo que desenvolverão conjuntamente, com cenários até 2050 sobre a descarbonização orientada pela demanda energética, com projeções para os setores da indústria, transportes e edificações.
“Este relatório contribui para o diálogo nacional por trazer novas perspectivas sobre estratégias do lado da demanda para a descarbonização, além de caminhos para a construção de novos ecossistemas industriais.”, completou a secretária.
Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul, destaca a transição para uma economia de menores emissões. “Devemos ser um exemplo para o mundo e acelerar a disseminação das tecnologias já disponíveis para descarbonizar a indústria”, argumentou Segrera.
Desenvolvido pelo SRI em colaboração com o MDIC, o estudo ainda quantifica impactos sobre matrizes energéticas, emissões e aplicação de tecnologias, com fornecimento de insumos estratégicos para políticas públicas e decisões empresariais.
O estudo contará ainda com outras duas partes, sobre políticas de demanda para o desenvolvimento industrial sustentável do Brasil e sobre intercâmbio colaborativo de especialistas, que devem ser anunciadas em breve.
A pesquisa contará com colaboração da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), de forma a encorajar a articulação entre governo, indústria e setor empresarial na construção de soluções inovadoras para a descarbonização.