CI

MDA promove parceria entre empresas brasileira e chinesa para fabricação de máquinas adaptadas a pequenas propriedades familiares.

Acordo entre Brasil e China traz máquinas agrícolas acessíveis à agricultura familiar

Foto: Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participou hoje de uma joint-venture entre a empresa chinesa Hans Machineries e a empresa brasileira Livefarm para a parceria produtiva e transferência de tecnologia entre ambas para a produção de máquinas agrícolas de pequeno porte com alta tecnologia. Participaram do encontro Joelcio Carvalho, diretor executivo da LiveFarm, e April Jiang, executiva da Hans Machineries. 

O objetivo é produzir equipamentos agrícolas, como pequenos tratores, para propriedades menores, levando a mecanização de forma mais ampla para o campo, aproveitando a experiência da empresa chinesa que atua em 54 países com plantadeiras, roçadeiras e outros equipamentos de pequeno porte.  A ideia é produzir para pequenas propriedades pequenos tratores de 7 a 20 cavalos.

Hoje ainda há pouca mecanização da agricultura familiar brasileira. Com maior mecanização e produtos de tamanho e preço adaptados, isso pode melhorar a produtividade e condições de trabalho dos agricultores familiares. “Estamos pensando nisso mais do que compra e venda de equipamentos, mas como elo de transformação no Brasil, desenhando equipamentos que não forcem o agricultor familiar a procurar uma máquina melhor, mas sim uma máquina certa que facilite seu trabalho, mantenha o jovem no campo e reduza as desigualdades de gênero no trabalho rural”, declarou o executivo da LiveFarm. A empresa pretende construir esses equipamentos em plantas de produção no Ceará, Paraíba e na Bahia.

“Equipamento como a roçadeira automática, por exemplo, significa a aposentadoria da enxada. E a juventude, para ficar no campo, quer superar a enxada, ficar no campo em condições dignas de trabalho”, disse o ministro Paulo Teixeira. “O Brasil tem tipologia de máquinas para a média e grande propriedade. Não tem para a pequena propriedade, e a China avançou muito em tipologia de máquinas para as pequenas propriedades. Mas também sabemos que há muitas soluções no Brasil que podem ser potencializadas. Então saúdo essa parceria, acho que tem um forte mercado para essas máquinas. Oferecemos 2% de juros para equipamentos de pequeno porte, não há crédito melhor no Brasil. Esse crédito é para máquinas que tem conteúdo nacional. Essa parceria entre a Livefarm e a Hans Machineries traz o know how chinês dessas máquinas para a produção no Brasil.”

Fátima Torres, presidente da Unicafes, destacou a importância da mecanização para aposentar a enxada e melhorar a qualidade de vida no campo. “Cada hora que o trabalhador rural consiga ficar fora do sol, com tecnologia, é melhoria de saúde, de qualidade de vida, e com maior produtividade, aumenta a renda e o tempo do produtor. Nosso papel nessa parceria são as cooperativas ajudarem a reduzir o custo de acesso dos agricultores cooperados a estes equipamentos.”

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7