Ciclone está formado e afetando o Brasil
Tempestades, ventos e frio intenso atingem Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Foto: Pixabay
Um ciclone extratropical e a frente fria associada devem provocar tempestades, chuvas intensas, ventos fortes, mar agitado e queda de temperaturas em diferentes regiões do Brasil nos próximos dias. As informações foram divulgadas pelo serviço de meteorologia Meteored.
Segundo a Meteored, o processo de formação do sistema no início da semana já resultou em acumulados de chuva superiores a 100 milímetros nas últimas 48 horas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com a análise meteorológica, nesta quarta-feira (8) o ciclone já estava formado, com centro posicionado sobre o Oceano Atlântico Sul, a leste do Uruguai. A frente fria associada ao sistema atua sobre a Região Sudeste, organizando tempestades com chuvas pontualmente intensas nos próximos dias, além de rajadas de vento, mar agitado e declínio das temperaturas.
A previsão indica que a frente fria continuará atuando sobre parte da Região Sudeste na quinta-feira (9), favorecendo a formação de tempestades em Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Ao mesmo tempo, o escoamento da atmosfera provocado pelo ciclone deve organizar áreas de instabilidade entre o Centro-Oeste e o Norte do Brasil.
No Sudeste, as tempestades devem ocorrer com maior intensidade entre a metade norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e áreas do leste de Minas Gerais, incluindo regiões como a Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. No Centro-Oeste, a previsão indica maior potencial de tempestades entre Goiás e Mato Grosso, sem descartar ocorrências em outras áreas.
Para sexta-feira (10), a previsão aponta que as tempestades associadas à frente fria devem alcançar o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia. O escoamento atmosférico também pode favorecer novas áreas de instabilidade sobre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Meteored informa que os sistemas devem perder força em relação ao cenário previsto para quinta-feira (9), mas ainda há possibilidade de tempestades localmente intensas.
Ainda segundo a previsão, os volumes de chuva podem atingir níveis considerados incomuns entre quinta (9) e sexta-feira (10) em áreas do Sudeste, especialmente entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. “Estes valores ‘incomuns’ correspondem a acumulados de 40 mm/dia, que têm potencial para causar transtornos em regiões vulneráveis a alagamentos e, principalmente, em centros urbanos”, informa a Meteored.
A análise também indica que o ECMWF aponta o Espírito Santo como o estado com maior possibilidade de acumulados elevados, que podem se aproximar ou ultrapassar 100 milímetros até o final da sexta-feira (10).
De acordo com a previsão, as rajadas de vento devem se intensificar ao longo da noite desta quarta-feira (8), principalmente na faixa costeira do Rio Grande do Sul. No sul do estado, os ventos podem superar 70 km/h, enquanto nas demais áreas os valores devem variar entre 50 e 60 km/h.
Nas áreas mais afetadas, a Meteored alerta para a possibilidade de danos localizados, sobretudo em estruturas mais vulneráveis nos centros urbanos.
Entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10), o mar deve permanecer agitado ao longo da costa das regiões Sul e Sudeste, com maior impacto no Rio Grande do Sul. A previsão indica que as ondas próximas à costa podem se aproximar ou até ultrapassar quatro metros de altura.
Segundo a Meteored, esse cenário eleva o risco para atividades marítimas, como navegação e pesca, especialmente em áreas mais expostas do litoral.
Na quinta-feira (9), as rajadas de vento tendem a diminuir de intensidade, mas ainda devem permanecer acima de 50 km/h na faixa leste das regiões Sul e Sudeste, incluindo áreas de Rio de Janeiro e São Paulo.
Já na sexta-feira (10), as rajadas devem ficar próximas de 40 km/h em diversos estados da Região Sul, além de São Paulo e Rio de Janeiro.
A passagem da frente fria também traz uma massa de ar frio associada, com previsão de queda nas temperaturas e possibilidade do primeiro frio mais intenso do outono.
As temperaturas mínimas previstas para quinta-feira (9) e sexta-feira (10) podem chegar a cerca de 7 °C nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com possibilidade de valores próximos de 3 °C.
Apesar do avanço do ar frio, a formação de geada ainda depende de condições específicas, como céu limpo e ventos fracos, que favorecem a perda de calor da superfície durante a noite.
Segundo a Meteored, a presença de nebulosidade e ventos moderados pode limitar o resfriamento em algumas áreas. Ainda assim, nas regiões de maior altitude e onde os ventos enfraquecerem, não se descarta ocorrência pontual de geada entre a madrugada e o amanhecer.