CI

Brasil tem melhor 1º semestre em produção de carne suína

Produção de carne suína soma 2,72 milhões de toneladas no 1º semestre



Foto: Pixabay

O Brasil registrou no primeiro semestre de 2025 o maior volume de produção de carne suína já apurado para o período desde o início da série histórica, em 1997. De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado nesta quinta-feira (21) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), foram produzidas 2,72 milhões de toneladas.

O resultado só fica atrás do recorde obtido no segundo semestre de 2024, quando a produção alcançou 2,73 milhões de toneladas. “O desempenho do setor confirma a consolidação da atividade e mantém o ritmo de expansão dos últimos anos”, apontaram os analistas do Deral.

A produção foi resultado do abate de 29,2 milhões de animais, o segundo maior volume da série. Em relação ao mesmo período de 2024, houve aumento de 1,6%, equivalente a 471 mil suínos. Na comparação com o segundo semestre de 2024, recorde atual, ocorreu retração de 0,9%, o que representa 267 mil animais a menos.

Do total produzido, aproximadamente 699,6 mil toneladas foram destinadas ao mercado externo, segundo dados do Agrostat/Mapa, o que corresponde a 26% da produção nacional. O percentual superou o registrado no mesmo período de 2024, quando 22% da carne suína produzida foi exportada.

Para o segundo semestre de 2025, a expectativa é de novo recorde. “Historicamente, os resultados do segundo semestre superam os do primeiro, e a tendência observada nos últimos cinco e dez anos reforça a projeção de superação do atual recorde”, afirmaram os técnicos do Deral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.