Fórum reúne especialistas e evidencia potencial dos bioinsumos
Evento realizado em São Paulo destacou desafios regulatórios

O 2º Fórum Bioinsumos no Agro reuniu autoridades, pesquisadores e lideranças do agronegócio nesta quinta-feira (9), no Auditório da Ocesp, em São Paulo, com o objetivo de discutir os rumos da cadeia de bioinsumos no Brasil. O evento evidenciou o potencial estratégico desse mercado para uma agricultura mais sustentável, além de abordar regulamentações, modelos de negócio e práticas de marketing.
Promovido pela Embrapa, Sistema Ocesp e Sociedade Rural Brasileira (SRB), com organização da Araiby, o fórum teve início às 13h45, com uma solenidade de abertura que contou com a presença de Guilherme Piai, secretário da Agricultura e Abastecimento de SP, Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, e Jacyr Costa, presidente do Conselho Consultivo do Fórum e do Cosag/Fiesp. Também participaram Sergio Bortolozzo (SRB) e Edivaldo Del Grande (Ocesp).
Desenvolvimento sustentável no centro do debate
O painel “Prioridades para o desenvolvimento sustentável” trouxe à tona a valorização dos bioinsumos na agricultura e as linhas de pesquisa em andamento no país. João Adrien (SRB) moderou a discussão, que teve as contribuições de Eduardo Bastos (IEAg/ABAG), Guilherme Bastos (FGVAgro) e Rodrigo Mendes (Embrapa Meio Ambiente). Eles destacaram a necessidade de investimentos contínuos em pesquisa e políticas públicas que favoreçam o uso desses insumos biológicos.
Cooperativismo e comunicação como diferencial
Na sequência, o painel “Modelos de Negócios, Gestão e Marketing” ressaltou o papel do cooperativismo, da formação de mão de obra qualificada e da comunicação estratégica. Moderado por Francisco Matturro (Rede ILPF/ABAG), o painel teve falas de Matheus Kfouri Marino (Coopercitrus), Marco Vinholi (Sebrae-SP), do jornalista José Luiz Tejon e de Camila Macedo Soares (Biomarketing).
Perspectivas regulatórias em discussão
A mesa redonda sobre regulamentação trouxe um panorama da Lei dos Bioinsumos e desafios para sua implementação. Com mediação de Roberto Betancourt (Fiesp), o debate reuniu Carlos Goulart (MAPA), Artur Soares (ABINBIO), Roberto Levrero (ABISOLO), Eduardo Martins (GAAS), Amália Borsari (CropLife Brasil) e Lídia Jorge dos Santos (SINDIVEG). O grupo abordou entraves técnicos e jurídicos, destacando a importância de um marco legal claro para impulsionar o setor.
Encerramento com visão estratégica
Antes do encerramento, Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e envoy do agro brasileiro na COP30, compartilhou sua visão sobre o papel dos bioinsumos na agenda global de sustentabilidade. Os pronunciamentos finais ficaram a cargo de Alberto Amorim (Secretaria de Agricultura de SP) e do próprio Betancourt (Fiesp).