Milho goiano impulsiona safra recorde
Sementes de alto desempenho são um dos responsáveis
Sementes de alto desempenho são um dos responsáveis - Foto: USDA
Goiás vem se consolidando em 2025 como uma potência na produção de milho, com projeções de produtividade recorde, segundo dados da Conab. Terceiro maior produtor nacional do grão, o estado deve ultrapassar 33,7 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, com a segunda safra de milho, a safrinha, desempenhando papel de destaque.
Essa força do milho goiano reflete a adoção de tecnologias avançadas nas lavouras, que integram sementes de alto desempenho, manejo fitossanitário criterioso e soluções para proteção contra pragas como a cigarrinha. Essa combinação tem permitido aos produtores garantir produtividade elevada e segurança para o uso do grão em múltiplas frentes: ração animal, agroindústria, confinamentos e etanol.
Mesmo com a retração das exportações brasileiras de milho em julho, Goiás mantém competitividade graças à sua infraestrutura logística, proximidade com centros consumidores e integração com cadeias produtivas internas. Essa dinâmica fortalece a economia local, gera renda e assegura a valorização do grão mesmo em um cenário global desafiador.
A mensagem do setor é clara: investir em inovação deixou de ser um diferencial e se tornou condição básica para a sustentabilidade econômica da atividade agrícola. Em pleno ritmo de colheita, o milho se confirma como o elo central que conecta produtividade, eficiência e geração de valor no campo goiano.
“É o que garante produtividade mesmo em anos de preço apertado, reduzindo riscos e mantendo a rentabilidade. Goiás, com sua combinação de clima favorável, investimento em inovação e infraestrutura, reforça seu papel como um dos motores do agro brasileiro — e o milho, sem dúvida, está no centro dessa engrenagem”, finaliza Marcos Boel, supervisor de Sementes da Conceito Agrícola.