CI

Frente fria traz chuvas de até 200 mm até o domingo, 7

Instabilidades devem provocar chuvas até domingo


Foto: Freepik

De acordo com informações divulgadas pelo Meteored, uma nova frente fria deve canalizar um corredor de umidade sobre o Brasil Central nos próximos dias, elevando o potencial para chuvas intensas e acumulados elevados até o final de semana. O cenário começa a se desenhar entre a noite de terça-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (3), quando um ciclone se forma próximo à costa da Região Sudeste, deixando o tempo instável em várias áreas do país.

Ao longo da quarta-feira (3), o centro de baixa pressão atmosférica estará estabelecido sobre o Atlântico, mais afastado do continente, mas sua frente fria associada deve intensificar as instabilidades no Sudeste. Segundo o Meteored, esse sistema também vai colaborar para canalizar a umidade da Região Norte, ampliando a ocorrência de chuvas fortes, tempestades e elevados acumulados na faixa central do país.

A previsão indica que, na manhã de quarta-feira (3), áreas de baixa pressão já formarão instabilidades nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto a frente fria avança pelo Sudeste, sobretudo na faixa leste. Durante a tarde, essas instabilidades devem se intensificar, com possibilidade de tempestades, chuvas intensas e rajadas de vento, além de riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. À noite, as chuvas devem persistir em Minas Gerais, Espírito Santo e áreas centrais do país.

Na quinta-feira (4), o Meteored aponta que as baixas pressões continuarão formando instabilidades no Brasil Central. Embora o ciclone se afaste do continente, sua frente fria deve seguir ativa, canalizando a umidade do Norte e mantendo a previsão de chuvas recorrentes ao longo do dia. Há expectativa de precipitações fortes e tempestades localizadas, especialmente durante a tarde, com riscos de transtornos pontuais.

Na sexta-feira (5), o corredor de umidade deve estar totalmente estabelecido entre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. O potencial para tempestades diminui, mas as chuvas se mantêm, com intensidade variando até moderada nesses estados.

Durante o final de semana, as chuvas devem se espalhar entre as regiões Norte, Sudeste e parte do Nordeste, porém com menor intensidade e baixo risco de temporais. Como o Meteored destaca, o volume acumulado ao longo de toda a semana será elevado na faixa central do país.

Até a noite de domingo (7), os acumulados devem ultrapassar 100 milímetros em grande parte dessa área. Os maiores volumes são esperados no centro-leste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia, onde os totais podem chegar a 200 milímetros, com possibilidade de valores ainda mais altos em pontos isolados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7