CI

Comercialização de peixes atingiram resultados positivos

Desafios na comercialização de peixes em Porto Alegre


Foto: Pixabay

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, as condições climáticas favoráveis de chuvas moderadas e temperaturas altas impulsionaram a atividade pesqueira, conforme relatório divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Destaca-se que não foram registradas mortes de peixes durante esse período.

As despescas de açudes tiveram início no começo da Semana Santa, abrangendo mais de 100 propriedades na região e resultando na comercialização de mais de 100 toneladas de peixes de diversas espécies. Na região de Ijuí, durante o feriado religioso, ocorreram despescas de carpa para comercialização direta e abastecimento local. Houve uma redução na procura por peixes vivos ou eviscerados, enquanto a demanda por filé de tilápia aumentou. A produção dos tanques foi superior à de 2023, resultando em um aumento nos preços dos peixes.

Na região de Passo Fundo, durante a Semana Santa, uma variedade de iniciativas para oferta e comercialização de peixes contribuiu para um aumento nas vendas em comparação ao ano anterior. Isso incluiu vendas diretas ao consumidor, feiras livres e pesque-pagues. Além disso, houve esvaziamento dos açudes e despescas, com realocações de lotes e renovação de água, além de limpeza parcial dos reservatórios.

Em contrapartida, na região de Porto Alegre, as feiras de peixe enfrentaram dificuldades de venda, especialmente de exemplares maiores, devido ao custo e à complexidade no preparo. Na região de Santa Rosa, o nível elevado do Rio Uruguai dificultou a pesca artesanal, afetando a disponibilidade de peixes para a comercialização durante o feriado religioso.

Na região de Pelotas, o destaque da semana foi a comercialização de peixes durante a Semana Santa, com boas vendas registradas na feira, apesar do camarão ter sido o produto menos vendido. Por outro lado, na região de Santa Rosa, o nível elevado do Rio Uruguai dificultou a pesca artesanal, impactando negativamente a disponibilidade de peixes para a comercialização durante o feriado religioso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.