CI

Safra de trigo tem alta na produtividade, mas menor área

Clima favorece produtividade do trigo no Sul


Foto: Canva

De acordo com dados do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26, divulgado nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento, a produção nacional de trigo está estimada em 7,698 milhões de toneladas. O volume é menor que o registrado na safra anterior, reflexo de uma retração de 19,9% na área cultivada, motivada por condições menos favoráveis no momento da decisão de plantio.

Apesar da redução anual, o levantamento aponta um leve avanço de 2,1% em relação à estimativa anterior. Segundo a Conab, esse crescimento decorre “do aumento de produtividade em Santa Catarina e Paraná, resultado de condições climáticas mais favoráveis até o momento”.

No Rio Grande do Sul, principal produtor de trigo do país, as lavouras estão no início da fase de maturação, com a maior parte das áreas ainda entre floração e enchimento de grãos. Já no Paraná, a colheita avança e se aproxima da metade da área cultivada.

Em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a colheita foi concluída. A Conab seguirá monitorando o desenvolvimento das lavouras até o encerramento da safra 2025 de trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.