CI

Menos chuva e mais calor? Saiba como o La Niña vai atuar no RS

Produtor precisa evitar concentrar todo o plantio em uma única janela


Foto: USDA

Os efeitos do fenômeno La Niña no verão de 2025 devem ser sentidos no início da estação no Rio Grande do Sul, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira (6/11) por especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Embrapa. O alerta foi feito durante apresentação do prognóstico climático do trimestre, realizada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/RS), em Porto Alegre.
A previsão aponta para temperaturas entre 0,5°C e 1°C acima da média histórica, com redução das chuvas em cerca de 50 milímetros mensais, cenário típico de uma La Niña de curta duração e intensidade moderada. “É um momento que exige cautela. Não há previsão de frustração, mas tampouco expectativa de supersafra”, ponderou o superintendente do MAPA/RS, José Cleber de Souza.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

As áreas mais vulneráveis aos efeitos da estiagem, como a Campanha, Fronteira Oeste, Sul e Missões, devem adotar estratégias específicas para mitigar perdas. O agrometeorologista Gilberto Cunha, da Embrapa trigo, recomenda ampliar o calendário de semeadura e utilizar cultivares de ciclos distintos, respeitando as indicações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático por tipo de solo.

“O produtor precisa evitar concentrar todo o plantio em uma única janela. Essa é uma forma de distribuir o risco climático ao longo da safra”, explica Cunha.
A compactação do solo, frequentemente ignorada, pode intensificar os efeitos da estiagem ao impedir a infiltração de água. “O problema agronômico vem antes do econômico. E as boas práticas de manejo já são de conhecimento público”, reforçou Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7