Telemetria reduz perdas e custos no transporte de ovos
“Mostramos que tecnologia não é apenas rastrear veículos"
“Mostramos que tecnologia não é apenas rastrear veículos" - Foto: Divulgação
A tecnologia tem transformado a eficiência logística do agronegócio. Segundo dados da Corpvs, uma das maiores empresas de segurança privada do Brasil, a parceria com a produtora de ovos Avine resultou na preservação de 1,3 milhão de ovos e na economia de quase R$ 1 milhão em combustível. A informação foi divulgada em novembro de 2025, durante a apresentação do case de telemetria que tem se tornado referência no setor avícola.
Com monitoramento em tempo real, o sistema implantado pela Corpvs permite acompanhar o desempenho dos motoristas, corrigir rotas e controlar a temperatura das cargas. A iniciativa reduziu as perdas em 31,6%, poupou 148 mil litros de diesel e evitou o corte de 2.343 árvores. Além de garantir a integridade dos ovos transportados, a tecnologia assegura maior eficiência operacional e sustentabilidade.
“Identificamos que parte do desperdício estava ligada ao alto tempo de motor ligado durante as paradas e às manobras bruscas, que causavam avarias. A partir da telemetria, passamos a monitorar e corrigir cada etapa da operação”, explica Paulo Buriti, gerente corporativo da Corpvs. “Mostramos que tecnologia não é apenas rastrear veículos, mas gerir inteligentemente toda a cadeia logística, reduzindo desperdícios e promovendo eficiência sustentável”, reforça Buriti.
Fundada há 50 anos, a Corpvs tem presença nos 27 Estados brasileiros e cresceu 18% em faturamento em 2024. A empresa prevê investir R$ 20 milhões em 2025 na modernização de suas operações e no fortalecimento de seus serviços digitais, consolidando a combinação entre segurança, inovação e compromisso ambiental.