CI

Importações de fertilizantes cresceram 8,86% até julho

Porto de Paranaguá lidera entrada de fertilizantes



Foto: Canva

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, por meio do Boletim Logístico de agosto, que as importações brasileiras de fertilizantes somaram 24,20 milhões de toneladas entre janeiro e julho de 2025. O volume representa aumento de 8,86% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a Conab, apenas em julho foram importadas 4,8 milhões de toneladas, contra 4,1 milhões do mês anterior. O resultado corresponde à maior aquisição já registrada para o mês na série histórica disponibilizada.

Fontes do mercado relataram que o ambiente de incertezas, aliado ao encarecimento dos fertilizantes, tem influenciado a tomada de decisão dos produtores nacionais. “As informações de que a Índia iria anunciar uma licitação para a importação de Ureia podem afetar a oferta global de nitrogenados”, informaram os agentes consultados. Essa conjuntura tem levado produtores a postergar compras, o que pode comprometer a disponibilidade de insumos e afetar a produtividade das lavouras, especialmente na segunda safra de milho de 2025/26.

No acumulado entre janeiro e julho, o porto de Paranaguá recebeu 6,34 milhões de toneladas, frente a 5,50 milhões em igual período do ano passado. Pelos portos do Arco Norte entraram 4,40 milhões de toneladas, contra 4,26 milhões do ano anterior. Já em Santos, foram 3,91 milhões de toneladas, frente a 4,03 milhões no mesmo período de 2024.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.