CI

Percevejo ameaça milho na transição de safra

O inseto se mantém na área após a colheita e migra para o milho recém-emergido


O inseto se mantém na área após a colheita e migra para o milho recém-emergido O inseto se mantém na área após a colheita e migra para o milho recém-emergido - Foto: USDA

A permanência de pragas entre uma safra e outra tem exigido atenção redobrada dos produtores no período de transição entre culturas. No caso do milho safrinha, o momento de implantação da lavoura coincide com condições que favorecem a atuação de insetos que sobreviveram após a colheita da soja.

O percevejo-barriga-verde tem intensificado sua presença no final do ciclo da soja e no início do plantio do milho. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ataques nas fases iniciais do desenvolvimento podem provocar perdas de estande de até 30%, afetando diretamente o potencial produtivo. O inseto se mantém na área após a colheita e migra para o milho recém-emergido, onde suga a seiva das plantas jovens e injeta substâncias que comprometem o crescimento. Os sintomas incluem plantas tortas, falhas nas linhas e, em situações mais severas, morte de mudas.

De acordo com Bruno Vilarino, gerente de produto da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, o chamado efeito ponte verde, aliado a clima seco e temperaturas elevadas, favorece a sobrevivência da praga no solo e na palhada. Esse cenário torna o início do ciclo do milho um período sensível para o manejo, exigindo monitoramento constante e adoção de estratégias eficazes.

“É importante agir de forma rápida e assertiva nesse momento de transição entre culturas e Feroce entrega um controle eficaz, preservando o estande e o vigor inicial do milho”, destaca o especialista da ORÍGEO.

Entre as alternativas disponíveis está o inseticida Feroce, desenvolvido pela UPL e comercializado pela ORÍGEO. Com tecnologia exclusiva, o produto é indicado para proteger a cultura em estágios críticos e também possui registro para o controle de outras pragas que afetam soja, milho e algodão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7