CI

Registrada alta de 6,1% na área tratada em 2025

O desempenho do setor variou entre os dois semestres


O desempenho do setor variou entre os dois semestres O desempenho do setor variou entre os dois semestres - Foto: Divulgação

A área tratada com defensivos agrícolas no Brasil deve encerrar o ciclo de 2025 em alta, refletindo a dinâmica observada ao longo do ano nas principais regiões produtoras. A estimativa indica crescimento de 6,1% em relação a 2024, com um total de 2,6 bilhões de hectares tratados.

A terceira projeção foi elaborada pela Kynetec Brasil, a pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal. O levantamento utiliza como base a Área Potencial Tratada, indicador que considera não apenas a área cultivada, mas também o número de aplicações realizadas e a quantidade de produtos utilizados no tanque, permitindo medir a intensidade de uso das tecnologias no campo.

O desempenho do setor variou entre os dois semestres. Nos primeiros meses do ano, a seca no Sul e a retração dos preços da safra anterior impactaram o ritmo de aplicações. Já na segunda metade de 2025, o avanço da área cultivada, especialmente de soja e milho, e o início da safra 25/26 trouxeram maior dinamismo. O plantio dentro do período preferencial e o avanço das aplicações iniciais contribuíram para o resultado, assim como a maior pressão de pragas, doenças fúngicas e o manejo de resistência de plantas daninhas.

Do total aplicado, 45% correspondem a herbicidas, 23% a fungicidas, 23% a inseticidas, 1% a tratamentos de sementes e 7% a outros produtos, como adjuvantes e reguladores de crescimento.

A soja lidera o ranking por cultura, com 55% da área tratada, seguida por milho, algodão, pastagem e cana. No recorte regional, Mato Grosso e Rondônia concentram 32% do total, seguidos por BAMATOPIPA, São Paulo e Minas Gerais, além dos estados do Sul e Centro-Oeste. O fechamento oficial ocorrerá em abril, após a consolidação dos dados da safra de soja.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7