Com R$ 20,8 bilhões, VBP da pecuária em Goiás é o maior da década
Entre os destaques estão os municípios de Rio Verde
Foto: Canva
A pecuária goiana encerrou o ano de 2025 com resultados sólidos e crescimento expressivo. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás, o Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária bovina atingiu R$ 20,8 bilhões, o maior da série histórica, consolidando o Estado como o terceiro maior do país no setor.
O crescimento foi de 20,4% em relação a 2024 e representa uma expansão acumulada de 61% na última década. Com 9,9% de participação nacional, Goiás reafirma sua competitividade e eficiência nas cadeias pecuárias.
Na avicultura, o setor se destaca pela presença em 100% dos municípios goianos, o que demonstra sua capilaridade e importância econômica. Entre os destaques estão os municípios de Rio Verde, com 11,3 milhões de cabeças (7ª posição nacional), e Itaberaí, com 9,2 milhões (10ª posição).
O desempenho é reflexo de políticas voltadas à profissionalização, sanidade animal, bem-estar e incorporação de tecnologias. A integração entre produtores e indústrias também contribuiu para elevar os níveis de produtividade e qualidade dos produtos.