Fungicidas se destacam no controle de doenças do trigo
Na avaliação para oídio, foram conduzidos 11 ensaios

Os Fungicidas da Sipcam Nichino Brasil obtiveram excelente desempenho nos Ensaios Cooperativos de Rede para a cultura do trigo, safra 2024, com destaque para o controle do oídio e na prática do tratamento de sementes. Os estudos contaram com a participação de 17 instituições, entre fundações e consultorias, e foram realizados em áreas agrícolas do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Na avaliação para oídio, foram conduzidos 11 ensaios em municípios como Campo Mourão, Guarapuava, Cruz Alta e Pelotas. Os produtos Domark Excell e Fezan Gold, utilizados em associação, apresentaram até 85,8% de eficácia no controle da doença, além de proporcionarem o maior rendimento médio da colheita: 4,5 mil kg/ha, conforme informou o engenheiro agrônomo José de Freitas. Segundo ele, o oídio é uma das primeiras doenças a surgir e pode reduzir a produtividade em até 60% se não for controlado.
“Os resultados são positivos e muito semelhantes aos obtidos em safras anteriores na Rede de Trigo”, conforme ressalta a empresa em nota. Caso o problema não for controlado, "ele diminui a produção de grãos em até 60%”, assinala.
Nos ensaios voltados ao tratamento de sementes, segundo as informações, realizados em cidades como Cafelândia, Londrina e Itaara, os fungicidas Torino e Tiofanil demonstraram alto desempenho contra Fusarium graminearum e Bipolaris sorokiniana, com índices de controle de até 97,9% e 87,4%, respectivamente. Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino).