CI

Colheita de soja avança lentamente na Argentina

Na soja de segunda, 61% dos cultivos atingiram a maturidade fisiológica



Na soja de segunda, 61% dos cultivos atingiram a maturidade fisiológica Na soja de segunda, 61% dos cultivos atingiram a maturidade fisiológica - Foto: United Soybean Board

Segundo dados divulgados pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), a colheita de soja na Argentina alcançou 23,6% da área apta, após um avanço semanal de 9,1 pontos percentuais. Apesar do progresso, há um atraso de 12 pontos percentuais em relação ao mesmo período da safra anterior. O rendimento médio nacional está em 33 sacas por hectare, com resultados superiores ao esperado nas regiões de Córdoba, Entre Ríos e nos núcleos produtivos do Norte e Sul, especialmente para a soja de primeira. Com isso, a projeção de produção foi mantida em 48,6 milhões de toneladas.

Na soja de segunda, 61% dos cultivos atingiram a maturidade fisiológica e cerca de 79,7% dos lotes estão em condição de Normal a Excelente. Os primeiros lotes colhidos no Núcleo Norte superaram as expectativas, sugerindo que a colheita, embora atrasada, pode apresentar desempenho melhor do que o inicialmente previsto.

Quanto ao milho destinado à produção de grãos, a colheita avança em ritmo lento, priorizando a soja e aguardando melhores condições de umidade nas áreas afetadas por excesso hídrico no centro-sul de Buenos Aires. Até o momento, 31,3% da área nacional foi colhida, com rendimento médio de 82,1 sacas por hectare. Os plantios tardios devem começar a ser colhidos em meados de maio. A BCBA mantém a estimativa de produção em 49 milhões de toneladas, 2,6 milhões abaixo da safra anterior, compensada por bons rendimentos no centro e sul do país.

Já a colheita do girassol encontra-se praticamente finalizada, com 97,1% da área apta colhida. O rendimento médio nacional é de 23,4 sacas por hectare, mantendo a projeção de produção em 4,7 milhões de toneladas. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos dias, dependendo das condições climáticas no sul de Buenos Aires e La Pampa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.