CI

Alta produtividade do Matopiba indica viés de alta na safra do Brasil

Volume de colheita responde por cerca de 10 por cento da produção nacional


As produtividades das lavouras de soja verificadas pelo Rally da Safra no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) surpreenderam os especialistas da expedição técnica na última semana, o que pode indicar um viés de alta para a estimativa de produção do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa.

A consultoria Agroconsult, que realiza o Rally pela décima quinta vez na temporada 2017/18, já tem uma estimativa preliminar de safra recorde para o Brasil de 117,4 milhões de hectares.

O volume de colheita pós-expedição, porém, será revisado com as últimas informações obtidas a campo, especialmente do Matopiba, região que responde por cerca de 10 por cento da produção nacional e que tem colheita mais tardia em relação à maioria das outras áreas. A Agroconsult divulga os números finais do Rally na terça-feira.

O último número da produção nacional publicado pela Agroconsult já representa um aumento de cerca de cerca de 3 milhões de toneladas na comparação com a temporada passada (2016/17), a maior já registrada até o ciclo atual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.