CI

Exportações de carne bovina batem recorde em setembro

China amplia compras e impulsiona exportações de carne


Foto: Pixbay

Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as exportações brasileiras de carne bovina atingiram um novo recorde em setembro. Foram embarcadas 347 mil toneladas, volume 64 mil toneladas superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. A receita obtida chegou a aproximadamente US$ 1,9 bilhão.

De acordo com o boletim, o desempenho demonstra “a capacidade de redirecionamento da proteína brasileira no mercado internacional”. Apesar da queda nas vendas para os Estados Unidos em razão das tarifas impostas pelo governo americano, a demanda foi absorvida por outros mercados, principalmente a China, que aumentou em cerca de 40% o volume adquirido em relação a setembro de 2024.

O relatório também destacou mudanças na dinâmica comercial com novos parceiros. Países como Paraguai têm adquirido carne brasileira para abastecer o mercado interno, enquanto exportam a própria produção para os Estados Unidos. “As importações paraguaias de carne brasileira aumentaram 90% entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024”, informa o boletim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.